domingo, 17 de janeiro de 2016

Roda de Passarinho na Caatinga (Capitulo IX)

Icapuí, Ceará

Após a décima segunda Roda de Passarinho, seguimos viagem para Icapuí, a convite de nossos queridos amigos Gilson Leal e Laura Góes para conhecermos o extremo litoral nordeste do Ceará. Ficamos hospedados na parte alta com uma vista encantadora da Praia Redonda e lá também tivemos o prazer de conhecer o piloto e fotógrafo de aves Thiago T. Silva e sua esposa Laiz que nos acompanharam para fotografar aves e a paisagem encantadora do litoral cearense.

Ponta Grossa

"Ponta Grossa é um dos lugares mais encantadores e misteriosos que um visitante pode encontrar no litoral brasilerio. Até bem pouco tempo atrás era uma praia bastante isolada e os caminhos por terra para alcança-la eram tortuosos e quase inacessíveis. É uma localidade que se organiza, sobretudo, a partir das relações familiares e da organização do trabalho na pesca artesanal. No entanto, sua situação geográfica fez dela um lugar estratégico de ocupação sazonal em tempos pré-históricose de passagem de navegadores desde o início do século XVI."

Ali, conhecemos Josué Crispim, guardião da memória do lugar. Historiador e arqueólogo sem ter passado pela academia, Josué trabalha há anos na coleta e guarda de um verdadeiro tesouro arqueológico que já passou de casa em casa até chegar a uma igreja que foi cedida para abrigar muitas peças que deveriam ser preservadas e estudadas como patrimônio cultural da humanidade. Mas isso tudo está em processo há anos, como ele mesmo nos contou. São peças de naufrágios, ocupação indígena recente, até zoólitos milenares que a Universidade e o Ipham vão descobrindo pouco a pouco, entre as centenas de peças descobertas por Crispim.

Fortaleza, Jijoca e Jericoacoara

Segunda-feira, 23 de novembro, de passagem por Fortaleza passamos na casa de Gilson e Laura e conhecemos o atelier do fotógrafo Janus Lonngren e o seu cultivo de rosas do deserto. No dia seguinte rumamos para Jijoca de Jaricoacoara onde pousamos no Camping do Tião e noutro dia cruzamos as dunas em 4x4 para conhecer Jericoacoara, ainda no Ceará.

Paulino Neves, Maranhão

26, quinta-feira, Paulino Neves, no Maranhão, cidade que faz parte dos Lençóis Maranhenses, onde aconteceu a décima terceira Roda de Passarinho na Unidade Escolar Manoel da Penha Conceição. A Toynha nunca esteve tão bem acompanhada, por todo lado havia uma Toyota Bandeirante a circular, alongadas para servirem de condução, cargueiras, pneus sempre com no máximo 25 libras, preparados para as ruas e passagens de areia, pois em Paulino Neves quase todas as ruas são de areia fofa, cheias de armadilhas a cada esquina, onde é fácil encalhar no menor vacilo.


Lençóis Maranhenses

Edivana, dona da Pousada Nativa e artesã, nos brindou com um belo passeio pelos Lençóis, pena que a época era de seca, como nos contou em caminhada sobre as dunas, e não pudemos apreciar as lagoas onde poderíamos nos banhar em água doce e aplacar o calor. Assim, "só" apreciamos o por-do-sol...

Dia seguinte bem cedinho rumamos para o Cabureh, para conhecer o Rio Preguiça por picadas que dependiam da passagem pela maré baixa e por caminhos de areia onde, aí sim, a Toynha mostrou a que veio. Tracionada, 4x4 e com os pneus calibrados com 25 libras, travessamos locais que só mesmo Toyota Bandeirante passa sem encalhar e por muito tempo.
Uma aventura e tanto, pois nossa guia já não circulava por aqueles caminhos há anos e tivemos que descobrir rumos onde só havia areal, dunas e nenhuma trilha ou marca para nos guiar. Ainda voltamos a tempo da maré permitir a passagem nos pontos críticos do caminho, sem caminho...



Hospedados em Icapuí, hora de relaxar...


...com a bela vista dos jangadeiros...


...as falésias revisitadas...


...com toda exuberância...


...e pintar as mãos, feito criança, nas montanhas multicoloridas na beira da praia.


Pose de Gabriela na pedra furada


Passeio de jangada


"Gaiola" pra pegar peixe à moda antiga, nas mãos de nosso amigo Gilson Leal


Zé de Zezinho tem um restaurante que serve um peixinho maravilhoso na beira da praia


A biblioteca da Roda de Passarinho recebeu de Gilson este belo presente...


...com fotos de garrafas de náufragos holandeses...


... e peças líticas muito interessantes...


...colecionados e guardados por Josué Crispim.


Na beira do mangue, criador de abelhas nativas nos guia e a Thiago, o piloto/fotógrafo...


...até o fundo de seu quintal, de onde fotografamos a arisca Saracura-do-mangue.


Com Thiago a chamar as matracas, rapidinho cruzaram nosso caminho a mil por hora


De Ponta Grossa seguimos até Majorlandia pela praia...


...e fotografamos tudo...


...principalmente as jangadas.


A caminho de Jericoacoara


Camocim, ainda no Ceará, o vento é sempre forte...


...mas as crianças se divertem nas ondas provocadas pelo vento, na boa.


As meninas artesãs no trabalho


Décima terceira Roda de Passarinho, em Paulino Neves


Nas mãos do professor Diego, o poster de Aves do Pampa, presente para a sua Escola


Aves, mamíferos, répteis, anfíbios, todos aparecem na Roda de Passarinho


Aguardando a maré baixar para seguirmos até Cabureh, pela praia


Rio da Preguiça, nos Lençois Maranhenses


O pessoal de Cabureh tem que lidar com o vento e os deslocamentos da dunas o tempo todo


Dunas e por do sol


Textura e cor nos Lençois Maranhenses


Seguimos viagem!


Próximo capítulo: Parque Nacional das Sete Cidades.















2 comentários:

  1. Da Serra ao Sertão, do Sertão a Serra e depois a Praia ! Nada como paisagens únicas e conversas saborosas em companhia de quem sabe, de fato, fazer "a Roda girar" ! Obrigado Renato e Gabriela pela "ispicialíssima" companhia e amizade ! Viva a Roda de Passarinho !

    ResponderExcluir
  2. Da Serra ao Sertão, do Sertão a Serra e depois a Praia ! Nada como paisagens únicas e conversas saborosas em companhia de quem sabe, de fato, fazer "a Roda girar" ! Obrigado Renato e Gabriela pela "ispicialíssima" companhia e amizade ! Viva a Roda de Passarinho !

    ResponderExcluir