domingo, 3 de janeiro de 2016

Roda de Passarinho na Caatinga (Capítulo IV)

Salvador, Pracatum e Feira de Santana

15 de outubro, quinta-feira, saímos do Quilombo Jatimane em direção a Salvador via Nazaré, São Roque do Paraguassú, Maragogipe, Cachoeira, Santo Amaro, Candeias e Simões Filho.

Uma semana antes, no dia 6, atravessávamos a baía de Todos os Santos via Itaparica e Areal com Jorge Velloso Vianna. Desta segunda vez resolvemos contornar a Baía, percorrendo 300km de boas estradas e excelente visual.

Em Salvador ficamos hospedados no apartamento de uma amiga e fomos ciceroneados por Rita Brandi, a Ritinha, que nos recebeu com prazer e mostrou uma Salvador pulsante, artística e misteriosa, onde aconteceu a quinta Roda de Passarinho de nossa Expedição.

Tivemos o prazer de ver as obras de Walter Smetak, que esperam novamente ser tocadas e não puderam ser fotografadas, no subsolo do Museu da Pessoa; conhecemos o Pelourinho, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, tomamos um delicioso sorvete na Sorveteria Ribeira e, na despedida, fomos convidados a participar da Festa de Yansã no terreiro Opó Afonjá com a presença de Mãe Stella de Oxóssi. Axé!

Do Quilombo Jatimane à Salvador, quase 300km

Da balsa, dia 6 de outubro avistamos a Salvador...

...inspiração para pinturas multicoloridas...

...e retratos, o tempo todo...

Vista de onde pousamos, no Rio Vermelho

Visita à Casa de Jorge Amado...

...e fomos à exposição de dança, no antigo Museu Rodin, onde Ritinha fez a coordenação técnica.

Gabi, Selma Calabrich, o técnico de áudio e Ritinha, no estúdio de gravação da Pracatum

Criada por Carlinhos Brown, "é uma escola onde as pessoas vão satisfazer a sua curiosidade e ao mesmo tempo criar outras"

Na casa, também da Pracatum, onde aconteceu a quinta Roda de Passarinho, ensina-se Inglês...

...com a professora coordenando a turma animada.

Convidado especial, Luisinho é cego e, com seu irmão, manipula assobios e reconhece aves perfeitamente...

e nos ensinou como ficarmos antenados nos sons

Confraternizamos na escadaria revitalizada do Candeal, obra inspirada pela Pracatum

Casa de espetáculos vizinha à Pracatum, dá moral ao Candeal

De Salvador fomos direto para Feira de Santana, encontrar com Deodato Souza...

...que nos presenteou com boa conversa e vários livros para serem doados nas Rodas de Passarinho.

Assim, seguimos para o quinto capítulo de nossa expedição.